(+55 11) 4210-4730 – Associação de Engenheiros Brasil – Alemanha

Biblioteca

Plataforma digital na manufatura

min de leitura

As principais empresas de hoje são empresas de plataforma. Microsoft, Apple, Amazon, Google, Alibaba, Facebook e muitas outras empresas construíram suas fortunas facilitando a inovação em ecossistemas globais e permitindo a ampla troca de bens e serviços.

As plataformas digitais conectam dois ou mais lados de um mercado – compradores e vendedores, locatários e proprietários, usuários e desenvolvedores de aplicativos e assim por diante.

Antigamente, a palavra era associada a plataformas de inovação, em que as empresas construíam uma tecnologia central e outras participavam desse ecossistema. Um exemplo é a Microsoft, que criou o sistema operacional Windows e os desenvolvedores de software projetaram aplicativos para Windows.

Hoje, o grande crescimento das plataformas está nas chamadas plataformas de transação, em que as interações ou transações entre os lados de um mercado ocorrem em uma plataforma, como Amazon, eBay, Uber ou Tencent (WeChat).

Muitas empresas estão operando cada vez mais como plataformas de inovação e plataformas de transação, reconhecendo que precisam se destacar em ambos para maximizar o valor de seu ecossistema.

“As plataformas são grandes negócios e grandes disruptores. As cinco maiores empresas do mundo hoje, em termos de capitalização de mercado, são negócios baseados em plataforma. Praticamente todas as empresas do planeta querem se tornar uma plataforma ou precisam se envolver com uma plataforma para vender seus produtos e serviços. Neste modelo de negócios do século XXI, a maior empresa de táxi do mundo não tem veículos, o maior provedor de acomodações do mundo não possui imóveis, a maior empresa de mídia do mundo não produz conteúdo e o maior varejista do mundo não tem estoque. O mundo está se movendo nessa direção e todas as empresas precisam entender as implicações”, explica ­­David Yoffie, professor da Harvard Business School.

Características das plataformas digitais

As plataformas digitais têm desempenhado um papel significativo na transformação digital em vários setores da economia. Confira algumas de suas principais características:

  • Conexão entre usuários por meio de um ambiente virtual que permite a interação e a conexão entre usuários;
  •  Integração de tecnologias e serviços, como computação em nuvem, Inteligência Artificial, Big Data, Internet das Coisas (IoT) e aplicativos móveis;
  • Multiusuários, ou seja, acomoda uma grande quantidade de usuários simultaneamente, permitindo engajamento e transação entre eles.
  • Escalabilidade rápida tanto em número de usuários quanto em recursos;
  • Possibilidade de agregar uma enorme variedade de conteúdo, como notícias, vídeos, músicas, livros, entre outros;
  • Personalização da experiência do usuário.

Indústria de manufatura apresenta seus desafios

Especialmente nas indústrias de manufatura, os resultados dessas redes são mais difíceis de serem alcançados com as plataformas, pois levam mais tempo e têm impacto no ritmo e no custo de crescimento. No entanto, os esforços de novas empresas de plataforma podem ser observados cada vez mais nessa área.

Alguns especialistas japoneses e alemães analisaram exemplos concretos, cenários e casos de uso de seus países nessa indústria. O principal objetivo dessa cooperação é mostrar a importância econômica da digitalização para a indústria manufatureira, impulsionada pela análise de exemplos, cenários e casos de uso selecionados.

Confira alguns dos casos da Alemanha:

V-Industry

A busca por empresas de manufatura adequadas, a solicitação de cotações, negociações de preços, contratos, design e a transmissão de dados do pedido requer muito tempo e esforço pessoal. A V-Industry opera uma plataforma que faz a mediação de pedidos entre solicitantes com demanda de bens manufaturados e fornecedores com produtos disponíveis e capacidade de atendimento.

Railigent – Conjunto de aplicativos para gerenciamento inteligente de ativos

A plataforma Railigent, da Siemens Mobility, oferece suporte para proprietários e operadores de trens, infraestrutura e sinalização para alcançar valor agregado. Ela permite que seus clientes aumentem a disponibilidade de seus trens, infraestrutura ou sinalização, melhorem a manutenção e operação, e reduzam custos. Para isso, a Railigent não só utiliza os produtos da Siemens e a análise de dados, mas também integra um ecossistema de parceiros para oferecer aos clientes ainda mais valor adicionado.

A plataforma é baseada em nuvem, portanto, pode gravar, interpretar, processar e analisar grandes quantidades de dados do ambiente ferroviário. Esses aplicativos não apenas geram percepções relevantes, mas também fazem recomendações para o cliente.

GrabCAD – Com suporte da comunidade plataforma colaborativa de impressão 3D

Essa plataforma não foi desenvolvida na Alemanha, mas ilustra o aspecto da comunidade. A Stratasys, uma empresa que fabrica impressoras 3D, estende seu produto de hardware existente para fornecer uma plataforma adicional, incluindo ferramentas de software para os usuários de suas impressoras. Ao mesmo tempo, uma comunidade de desenvolvedores está sendo estabelecida e mantida. A Stratasys adquire o GrabCAD com sua comunidade de desenvolvedores e a ferramenta Workbench e começa a oferecer as ferramentas adicionais.

Uma característica especial é a grande comunidade, com 7,5 milhões de desenvolvedores. Esta comunidade fornece modelos CAD autodesenvolvidos (4,27 milhões de arquivos) para acesso gratuito, de modo que outros desenvolvedores possam visualizar e baixar de uma biblioteca. Em grupos e tutoriais, a comunidade oferece suporte a outros usuários para tirar dúvidas sobre o desenvolvimento de produtos e o uso de ferramentas GrabCAD.

MIP – Plataforma para integração de manufatura

As empresas de manufatura precisam de uma ampla gama de aplicativos de TI para planejar e produzir com eficiência. Ao contrário de outros sistemas, é possível combinar aplicações de diferentes fornecedores. Empresas de manufatura, bem como desenvolvedores, integradores de sistemas e fabricantes de máquinas se beneficiam do ecossistema resultante.

O MIP forma a base tecnológica e semântica para um ecossistema de usuários, fornecedores e integradores. Ele serve como um hub central de informações e dados para manufatura e todos os processos relacionados. Todas as aplicações se comunicam por meio de serviços da Web com um modelo de informação comum e aberto, permitindo, assim, uma interoperabilidade abrangente.

Dessa forma, as empresas de manufatura podem usar exatamente os aplicativos de que precisam – independentemente do fornecedor. Os desenvolvedores podem se concentrar na lógica do aplicativo enquanto usam os serviços básicos do MIP. Os integradores de sistemas podem combinar os aplicativos disponíveis no mercado de maneira direcionada e criar soluções padrão individuais a partir deles. Os fabricantes de máquinas podem integrar seus sistemas mais facilmente no mundo da TI de fabricação.

Como pôde ser visto, a plataforma digital tem grande potencial, também, na indústria de manufatura. Mesmo com alguns desafios, vale a pena o investimento nessa área. Com certeza, haverá muitos avanços nesse sentido nos próximos anos.

Leia Também

O Brasil se manteve entre as 50 economias mais inovadoras do mundo?

Depreciação Acelerada: novo benefício fiscal para modernizar a indústria

Quem sabe usar a bússola para o futuro, chega mais longe.

O futuro é digital e delas.

O Brasil se manteve entre as 50 economias mais inovadoras do mundo?

Depreciação Acelerada: novo benefício fiscal para modernizar a indústria

Quem sabe usar a bússola para o futuro, chega mais longe.

O futuro é digital e delas.

Recuperar senha