(+55 11) 4210-4730 – Associação de Engenheiros Brasil – Alemanha

Biblioteca

Plataforma de proteção climática “Chemistry4Climate”

min de leitura

A indústria químico-farmacêutica pode e quer se tornar neutra em termos climáticos na Alemanha até 2045. Para atingir esse objetivo, especialistas de cerca de 80 membros de instituições da área trabalharam nos últimos dois anos na plataforma “Chemistry4Climate“, em que determinam quais as condições necessárias para alcançar tal objetivo.

Com todo esse conhecimento condensado, a expectativa é de que se abra o caminho mais rápido para a química neutra em gases de efeito estufa em troca com a política e a sociedade.

A plataforma mostra três cenários exemplares para a química neutra para o clima em 2045. Em todos eles, o carbono deve ser mantido em circulação por meio de mais reciclagem. Além disso, a química neutra para o clima requer grandes quantidades de eletricidade de energias renováveis (até 510 terawatts-hora/TWh), hidrogênio verde (até 210 TWh), biomassa (até 28 milhões de toneladas) e CO2 (até 52 milhões de toneladas), dependendo do cenário.

A convicção comum dos especialistas que trabalharam juntos no Chemistry4Climate é de que, para que essa transformação seja bem-sucedida, deve haver uma expansão massivamente acelerada das energias renováveis ​​e um ambicioso ramp-up (etapa que define a fase de início da produção de uma indústria, com o objetivo de comercializar um produto novo) do hidrogênio, incluindo a respectiva infraestrutura.

Eles também chegaram à conclusão de que a imensa demanda por eletricidade pode ser reduzida em até 180 TWh. Para se ter uma ideia, isso corresponde a, aproximadamente, toda a produção alemã de energia fotovoltaica e eólica em 2022. A demanda por hidrogênio também pode ser reduzida pela metade e as necessidades de investimento da indústria podem ser significativamente reduzidas se forem preferidas matérias-primas secundárias, como biomassa ou resíduos plásticos. O uso material de CO2, agora, também deve ser possível de forma rápida e legal. No futuro, o gás de efeito estufa será necessário com urgência como matéria-prima na química. Para garantir uma segurança rápida ao investir em novas tecnologias, é necessário um preço de eletricidade de transformação competitivo para a indústria no curto prazo.

Projeto conjunto de VCI e VDI

A iniciativa Chemistry4Climate, financiada pelo Ministério Federal de Economia e Proteção Climática, foi lançada em conjunto pela Associação da Indústria Química (VCI) e pela Associação de Engenheiros Alemães (VDI). Durante anos, a VDI tem se comprometido com medidas concretas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa como parte de seu tema central “1,5 grau – Innovations.Energie.Klima.”

Dieter Westerkamp, ​​​​Diretor da VDI, enfatiza que “os produtos químicos são a base para todos os tipos de outros produtos industriais. A transformação da indústria não terá sucesso sem a reestruturação fundamental da indústria química. Com nosso know-how técnico, podemos dar uma contribuição fundamental para novos processos e sistemas neutros em relação ao clima, e estamos felizes em contribuir intensivamente com nosso conhecimento para Chemistry4Climate.”

Wolfgang Große Entrup, gerente geral da VCI, enfatiza o alto valor do trabalho da plataforma. “A conversão total de nossa indústria de uso intensivo de energia para a neutralidade climática é incrivelmente complexa. As condições que devem ser atendidas para o sucesso da gigantesca tarefa não estão, de forma alguma, apenas em nossas mãos. O know-how concentrado da Chemistry4Climate deve ajudar a tornar nosso país um modelo para futuras tecnologias verdes competitivas”.

Confira o material completo neste link.

Leia Também

O Brasil se manteve entre as 50 economias mais inovadoras do mundo?

Depreciação Acelerada: novo benefício fiscal para modernizar a indústria

Quem sabe usar a bússola para o futuro, chega mais longe.

O futuro é digital e delas.

O Brasil se manteve entre as 50 economias mais inovadoras do mundo?

Depreciação Acelerada: novo benefício fiscal para modernizar a indústria

Quem sabe usar a bússola para o futuro, chega mais longe.

O futuro é digital e delas.

Recuperar senha