O Relatório da UNESCO, realizado em parceria com o British Council, estima que apenas 1 mulher para cada 4 homens consiga um emprego na área de STEM (disciplinas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). No entanto, nos últimos anos, tem-se observado um crescente movimento em prol da inclusão feminina nesses campos.
Essa mudança é fundamental para o desenvolvimento tecnológico e social. E neste novo artigo, você confere os principais benefícios e desafios da presença feminina no STEM.
Continue a leitura.
Por que as mulheres no STEM fazem a diferença?
A presença feminina no STEM traz uma diversidade de perspectivas e habilidades que enriquecem as equipes e impulsionam a inovação.
Prova disso é uma pesquisa da McKinsey, que revela que empresas com mais mulheres em cargos de liderança são 15% mais lucrativas.
Além disso, a participação feminina contribui para a criação de tecnologias mais inclusivas e que atendem às necessidades de toda a sociedade.
Ainda há muito para conquistar
“Eu ouvi que a indústria não era um ambiente pra mulher”.
Essa frase, infelizmente, ainda ecoa em muitos ouvidos. Por muito tempo, a indústria e áreas relacionadas à ciência, engenharia, entre outras, foram vistas como territórios exclusivamente masculinos.
Ainda existem desafios a serem superados para garantir a igualdade de gênero no STEM. Preconceitos de gênero, falta de representatividade em cargos de liderança e a dificuldade em conciliar carreira e família são alguns dos obstáculos enfrentados pelas mulheres.
No entanto, é importante destacar que existem diversas iniciativas em todo o mundo buscando reverter esse cenário. Na VDI, por exemplo, o projeto Industry4Her visa incentivar a participação de mulheres na indústria 4.0, oferecendo mentorias, workshops e oportunidades de networking.
E não vamos parar por aí. Desde 2020, o Industry4Her já beneficiou mais de 500 mulheres e tem como objetivo alcançar 1.000 até 2025.
Por um futuro justo, inovador e mais feminino
A ação 34, contida no Pacto do Futuro, da ONU, tem como objetivo garantir que a ciência, tecnologia e inovação melhorem a igualdade de gênero e as vidas de todas as mulheres e meninas.
Inclui também o compromisso de abordar os riscos de violência baseada em gênero relacionados ao uso da tecnologia, como tráfico de pessoas, assédio e discriminação.
Estamos caminhando e precisamos acelerar o passo.
Ao promover a inclusão das mulheres no STEM, contribuímos para a construção de um futuro mais justo, digital e inovador. Afinal, quando todas as pessoas têm a oportunidade de contribuir com seu conhecimento e talento, a sociedade como um todo só tem a ganhar.