
O icônico prédio comercial requer apenas cerca de 140 horas de impressão e abrigará um data center no futuro.
A empresa alemã Kraus Gruppe é a responsável pela construção do maior edifício da Europa usando impressão 3D em Heidelberg, no sul da Alemanha. O projeto está sendo realizado em conjunto com as empresas Peri 3D Construction e Heidelberg Materials.
A impressão do prédio, que tem 54 metros de comprimento, 11 metros de largura e 9 metros de altura, começou em março de 2023 e deve durar até o final de julho de 2023. Como futuro inquilino, o provedor de nuvem e data center, Heidelberg iT Management GmbH Co. KG, usará o prédio como um “hotel de servidores de TI”, até o final do ano.
“Como uma empresa familiar independente, com uma longa tradição e futuro, queremos promover métodos de construção inovadores em Heidelberg e dar uma contribuição positiva para a construção sustentável”, enfatiza o construtor Hans Jörg Kraus, sócio-gerente da Kraus Gruppe.
Forma da fachada como característica especial
O parceiro de projeto Peri 3D Construction forneceu o know-how para o processo de impressão 3D e criou os elementos verticais do edifício do data center com sua impressora de construção 3D Cobod Bod2. O equipamento usado para impressão tem uma cabeça de impressão que se move em três eixos e libera a argamassa imprimível, camada por camada.
“Com o design paramétrico e a estrutura de onda, a impressão 3D pode realmente jogar com seus pontos fortes”, diz o Dr. Fabian Meyer-Brötz, diretor administrativo da Peri 3D Construction GmbH. O primeiro edifício público na Alemanha será impresso em breve, na Renânia do Norte-Vestfália, e estamos muito satisfeitos em ver como a impressão 3D de construção está ganhando força.
Meyer-Brötz enfatiza que a impressora pode ser operada por apenas duas pessoas e atinge velocidades de impressão muito altas, portanto, pode ser uma resposta aos principais desafios da indústria da construção de escassez de trabalhadores qualificados, produtividade estagnada e sustentabilidade. “Ao todo, esperamos um tempo de impressão puro de cerca de 140 horas.”
Material de construção com redução de CO2
A Heidelberg Materials está fornecendo cerca de 450 toneladas de material de construção de alta tecnologia, especialmente desenvolvido para impressão 3D em concreto para o projeto. Segundo o fabricante, o material mineral contém um ligante com redução de aproximadamente 55% de CO2 em relação ao cimento Portland puro, e é totalmente reciclável. O produto está contribuindo para a meta da Heidelberg Materials de oferecer alternativas circulares, ou seja, recicláveis, para metade de seus produtos de concreto em todo o mundo até 2030.
“O planejamento de projeto direcionado resulta em alto potencial para uso eficiente de materiais”, diz o Dr. Jörg Dietrich, chefe de engenharia e inovação e gerenciamento de produtos da Heidelberg Materials Germany. “O material é fácil de bombear e, ao mesmo tempo, tem excelentes propriedades de liberação. O desenvolvimento de resistência direcionado também garante uma imagem impressa com alta precisão dimensional”, explica.
Robôs de pintura em ação
O edifício icônico foi projetado e a execução planejada pela Mense Korte Ingenieure+Architekten e SSV Architekten. Um robô de pintura da DAW (Deutsche Amphibolin-Werke de Robert Murjahn com as marcas Caparol e Alpina) é usado para pintar o interior, que está sendo desenvolvido em cooperação com a start-up Okibo, para uso em condições reais de canteiro de obras. O “Serverhotel” impresso em 3D é um projeto-piloto propício para isso.
“Após o pincel, o rolo e o processo sem ar, a robótica é o próximo passo lógico no comércio de pintura”, finaliza Uwe Michaelis, chefe de gerenciamento de inovação da DAW SE.