Desenvolver soluções inovadoras que tornam a indústria mais produtiva é um desafio. Otimizar processos, solucionar gargalos, acelerar a produção, diminuir os custos, são diversas as áreas que necessitam de melhorias, e uma forma inteligente de resolver esses problemas é com a aplicação do Design Thinking.
Transformando ideias em soluções práticas
O Design Thinking é uma metodologia com foco no usuário, que se concentra em encontrar soluções para qualquer tipo de problema, por meio da melhoria funcional de determinado produto ou processo. O Design Thinking está relacionado à maneira de pensar dos designers, e às suas habilidades de converter necessidades em demandas do mercado.
Como é feito?
O método é aplicado seguindo três ciclos principais: inspiração ou pesquisa, criação e implementação, e desenvolvido em fases que determinam o ponto de partida, desenvolvimento e aplicabilidade das soluções dos problemas propostos:
Imersão ou empatia: inicia-se a busca pela contextualização do problema e suas nuances.
Análise e síntese: os dados coletados são analisados por uma equipe multidisciplinar.
Ideação: por meio das idéias e insights gerados, o objetivo é propor soluções, sem restrições, até se encontrar a mais adequada.
Prototipagem: as soluções são prototipadas e simuladas para verificar sua aplicabilidade.
Avaliação: são feitos testes de experimentação para descobrir se o projeto resolve o problema de maneira eficiente.
O Design Thinking na engenharia
Essa abordagem tem transformado o campo da engenharia, auxiliando o desenvolvimento de soluções mais eficazes e relevantes, em um setor onde a inovação precisa ser prática e centrada em resultados concretos.
O Design Thinking não apenas maximiza os resultados ao envolver as necessidades dos usuários finais desde o início do processo de design, como também traz outras vantagens competitivas no desenvolvimento de projetos de engenharia. São eles:
Retorno econômico
De acordo com estudo da consultoria americana Forrester (2020), o ROI (Retorno Sobre Investimento) do DT pode chegar a até 229% do projeto.
Além disso, estudos da Accenture apontam que empresas inovadoras crescem duas vezes mais rápido em receitas e empregos em comparação com aquelas que não inovam.
Soluções mais criativas e eficientes
O Design Thinking por essência é um ‘framework’ de inovação que se baseia em identificar desafios, criar conceitos e desenvolver soluções criativas. Além de novos produtos, ele pode ser aplicado para redesenhar processos internos, promovendo eficiência operacional e redução de custos.
Adaptabilidade às mudanças
Diante de um cenário cada vez mais dinâmico e competitivo, o Design Thinking capacita as organizações a se ajustarem rapidamente às mudanças no mercado, mantendo-as relevantes e resilientes.
Seja na engenharia ou em qualquer área, o Design Thinking tem a capacidade de transformar um determinado problema em oportunidade de crescimento sustentável e promover uma cultura de inovação constante, alinhada às expectativas dos consumidores.