(+55 11) 4210-4730 – Associação de Engenheiros Brasil – Alemanha

Biblioteca

Desafio do Projeto Challenge da VDI-Brasil conquista prêmio na COBEF – 2023

min de leitura

Um dos desafios do Projeto Challenge, iniciativa da VDI-Brasil que conecta universidades e empresas, com o objetivo de desenvolver soluções ágeis, inovadoras e criativas, foi premiado durante o 12º Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação, realizado pelo Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação (COBEF).

O projeto em questão foi realizado em uma parceria da empresa B. Grob do Brasil com a Universidade Federal do ABC – UFABC e teve como objetivo desenvolver uma solução para um problema de desvio dimensional na fabricação do conjunto de garras que apresentava retrabalho na montagem.

A equipe de estudantes da UFABC, composta pelo professor responsável Dr. Erik Gustavo Del Conte, pela aluna de mestrado em Engenharia Mecânica, Amanda Rossi de Oliveira e pelo aluno de mestrado em Engenharia de Produção, Thiago Cannabrava, trabalhou no mapeamento das fontes de variação dimensional desses processos, junto com o Analista Sênior de Melhoria Contínua da B. Grob do Brasil, Thiago Silva.

O projeto seguiu um processo de mapeamento de processos, análise e síntese das ações que envolveu atividades como visita técnica na empresa para conhecer todas as etapas envolvidas no processo de fabricação da peça do estudo de caso, reuniões online para alinhamento, mapeamento dos processos, estudo dos equipamentos utilizados na fabricação e suas limitações, além de uma visita técnica em um fornecedor de serviço de tratamento térmico das peças em estudo.

Para o time dos estudantes, os principais desafios enfrentados durante o desenvolvimento do projeto envolveram a coleta de alguns dados do processo, do qual só foi possível com a colaboração intensiva da equipe da GROB. Com esses dados foi possível planejar estatisticamente uma quantidade de amostras a serem produzidas e medidas na máquina tridimensional para que fosse viável verificar os erros sistemáticos do probe de medição presente no centro de usinagem.

Em outro plano de ação, buscou-se estudar o desgaste das ferramentas de usinagem com um equipamento dedicado de inspeção. Para isso, a equipe da GROB contribuiu com a realização do trabalho, permitindo a análise estatística pela equipe da UFABC e identificação de propostas de melhoria para variação dimensional, com base nos resultados experimentais.

Para a empresa, com a solução desenvolvida, houve um impacto positivo na redução do retrabalho em usinagem de peças da empresa, que levou potencialmente à redução de custos nesta etapa, já para a equipe da universidade, os principais benefícios do programa foram o conhecimento adquirido e a atualização em relação aos problemas reais enfrentados pela indústria.

“Esse tipo de parceria é uma excelente oportunidade para os estudantes se aproximarem, ou terem o primeiro contato, com desafios reais de engenharia. E, dessa forma, podemos colocar em prática os conhecimentos adquiridos na universidade para resolver problemas que poderão ser requisitados assim que os estudantes se tornarem engenheiros. Além disso, pode ser uma oportunidade para ajudar o estudante a definir uma área de trabalho para o qual o estudante poderá despertar interesse em se especializar”, afirma Thiago Cannabrava, um dos participantes do time da UFABC.

Sobre o Projeto Challenge

Para fortalecer os laços entre academia e indústria, o Projeto Challenge é um programa focado na capacitação do(a) engenheiro(a) por meio de desafios técnicos que serão resolvidos através de ideias e soluções ágeis, inovadoras, criativas e que contem com experimentações físicas ou digitais.

A plataforma VDI-Brasil permite a conexão destas instituições para que possam solucionar seus problemas de forma ágil e colaborativa.

Saiba mais neste link.

Leia Também

O Brasil se manteve entre as 50 economias mais inovadoras do mundo?

Depreciação Acelerada: novo benefício fiscal para modernizar a indústria

Quem sabe usar a bússola para o futuro, chega mais longe.

O futuro é digital e delas.

O Brasil se manteve entre as 50 economias mais inovadoras do mundo?

Depreciação Acelerada: novo benefício fiscal para modernizar a indústria

Quem sabe usar a bússola para o futuro, chega mais longe.

O futuro é digital e delas.

Recuperar senha