O ano de 2021 seguiu repleto de mudanças induzidas pela pandemia da Covid-19, as quais mudaram as prioridades do setor corporativo. Mas, mesmo com essas modificações, a inovação continuou sendo uma das principais preocupações entre as corporações em todo o mundo. Os dados do ranking anual feito pelo Boston Consulting Group (BCG), que utilizou uma pesquisa com 1,6 mil profissionais de inovação global, classificou as 50 empresas mais inovadoras em 2021.
Como nos anos anteriores, a lista segue liderada pelas gigantes da tecnologia como Apple, Alphabet, Amazon e Microsoft. Mas, o destaque de inovação e novidade no ranking se concentrou na presença das indústrias farmacêuticas na lista, essas corporações se estabeleceram no momento atual como companhias imprescindíveis para a economia a nível global. No ano passado, essas empresas farmacêuticas não estavam no ranking e agora, em2021, não só se fazem presentes como também estão muito bem classificadas.
Por exemplo, a empresa Pfizer, no 10º lugar, considerando seu papel instrumental na luta contra o Covid-19, que em parceria com a empresa alemã BioNTech, produziu uma das vacinas em menos de um ano, assim como a Merck & Co, em 35º lugar. Também a AbbottLabs, líder nos kits de teste para Covid-19, na 29ª posição da lista pela primeira vez. E por fim, Moderna, Roche, Astrazeneca e Bayer, em ordem 42º, 48º, 49º e 50º, respectivamente.
Enquanto isso, em um setor completamente diferente, a Toyota conseguiu o 21º lugar na lista deste ano, um aumento de 20 posições em comparação com as classificações do ano anterior. Esse salto pode ser representado pelo recente investimento de US $ 400 milhões da empresa destinado a construir carros elétricos voadores.
Confira as empresas inovadoras nas 15 primeiras colocações do ranking do BCG:
15.Oracle