Com o início de 2020 é esperado que surjam novas tendências tecnológicas e muita movimentação no setor automotivo, principalmente para carros elétricos. O número desse tipo de veículos cresceu 54% de 2017 para 2019. Somente no ano passado , eles somaram 5,6 milhões em todo o mundo – um aumento de 64% em relação ao ano anterior.
Neste novo ano, podemos esperar novos modelos de veículos elétricos, assim como o aumento de algumas tendências tecnológicas, como a condução autônoma e o melhoramento das baterias e sua otimização de carregamento. O uso de energia solar para carros, a atualização de softwares e um grande avanço na construção de aviões elétricos também estão nas projeções.
A seguir, vamos tratar sobre as 7 tendências tecnológicas de maior potencial de 2020, segundo o portal alemão Ingenieur.de.
-
Condução autônoma
A condução autônoma fez progressos consideráveis nos últimos anos. Grandes fabricantes, como Toyota, Tesla e Peugeot, investiram muito esforço e dinheiro nessa tecnologia para otimizá-la cada vez mais e torná-la realidade em um futuro próximo. Portanto, não surpreende que ela seja uma tendência tecnológica com grande potencial em 2020. Os avanços tecnológicos não devem apenas tornar a direção autônoma muito mais segura para os passageiros, mas também significativamente mais confortáveis. Em 2018, as empresas Baidu e Volvo decidiram que uniriam forças e promoveriam a condução autônoma na China em larga escala. Além disso, muitos outros fabricantes de automóveis, como Audi e Mercedes, por exemplo, estão trabalhando continuamente em direção autônoma. Em 2020, o mercado que envolve a tecnologia deverá crescer, com vendas estimadas de cerca de 51 mil veículos.
-
Mobilidade urbana
Outra tendência tecnológica importante no campo da eletromobilidade é o desenvolvimento da mobilidade urbana. No futuro, o foco será nas soluções de compartilhamento de carros. Já existem alguns aplicativos móveis específicos para veículos elétricos, como “Bluecity” ou “E-Car Club”. Com esses apps, os usuários podem se beneficiar das vantagens dos veículos elétricos sem ter que investir um valor alto na aquisição de um. Também é possível alugar um deles facilmente para experimentar a tecnologia inovadora de perto. Muitas empresas acreditam que a mobilidade urbana tem um grande potencial.
-
Tecnologia avançada de bateria
No passado, os avanços na tecnologia de baterias eram muito lentos para a maioria das indústrias e, especialmente, para veículos elétricos. A melhoria constante na química das células, no material dos ânodos e cátodos e nos processos lucrativos de fabricação devem reduzir, anualmente, os custos da bateria em 6 a 8%. Há alguns anos, as melhorias excederam as expectativas e isso permitiu que as células de bateria de grande porte fossem produzidas a um preço inferior a US$ 145 por quilowatt-hora. Essa tendência positiva continuará em 2020, podendo ser um ano extremamente importante para a tecnologia de baterias. Além disso, já existem algumas alternativas para a tecnologia comum de íons de lítio. Células a combustível de óxido sólido miniaturizadas e microcapacitores.
-
Tecnologia de carregamento otimizada
Melhorar a tecnologia de carregamento existente será um dos objetivos mais importantes no campo da eletromobilidade em 2020. A maioria dos consumidores é limitada no alcance de seus veículos elétricos devido à sua capacidade. Além disso, os veículos elétricos de longa distância são muito mais ecológicos, mas não tão confortáveis quanto os outros. No futuro, os motoristas não terão que esperar longos períodos enquanto carregam a bateria dos veículos a cada 2 ou 3 horas. Os fabricantes desejam resolver ou, pelo menos, aliviar o problema, disponibilizando estações de carregamento rápido em todo o mundo. Com o lançamento global de estações de carregamento adicionais, a Tesla já fez um grande progresso nessa área. Em 2018, a Porsche anunciou que havia desenvolvido uma nova tecnologia de carregamento que reduz o tempo de carregamento para um máximo de 15 minutos. Outras empresas, como Audi e General Motors, também estão trabalhando em soluções para essa finalidade.
-
Carros movidos a energia solar
Outra tendência tecnológica extremamente interessante são os veículos movidos a energia solar. Muitos fabricantes de automóveis trabalham há muito tempo para tornar os carros solares uma realidade no futuro. Com isso, a bateria do carro pode ser carregada durante a condução, o que seria uma grande vantagem sobre os veículos elétricos convencionais. Alguns protótipos interessantes estão sendo testados atualmente. Existem também algumas empresas que desejam desenvolver híbridos movidos a energia solar. Se as empresas tiverem sucesso, o mercado global de veículos elétricos movidos a energia solar poderá sofrer uma grande recuperação em 2020. Especialistas estimam que a ordem de magnitude seja de US $ 1 bilhão. Infelizmente, os modelos que, até então, estavam próximos da produção em série são muito caros. Um dos exemplos é o veículo de longa distância movido a energia solar chamado “Lightyear One” que custa mais de US$ 100 mil.
-
Atualizações de software
Melhorias e inovações no setor de software serão, definitivamente, outra tendência tecnológica em 2020. O foco estará na operação, na conectividade, na segurança dos sistemas de informação e no entretenimento em veículos elétricos. Tendo em vista uma condução autônoma mais segura sem possibilidade de acidentes, a conectividade aprimorada será de importância crucial. Devido às larguras de banda mais altas, vídeos com alta resolução de 3K a 4K podem ser reproduzidos em tempo real nos veículos elétricos.
-
Aviões elétricos
Com os grandes avanços da eletromobilidade, a tendência é que a produção de aeronaves elétricas se tornem cada vez mais viáveis nos próximos anos. Algum progresso considerável pode ser esperado já em 2020. Grandes operadores, novas empresas iniciantes, vários fabricantes e até a NASA já estão lidando extensivamente com o assunto. Algumas empresas, como a EasyJet, acreditam que os aviões elétricos podem se tornar realidade nos próximos 10 a 12 anos.
A empresa americana “Wright Electric” quer tornar as aeronaves elétricas o padrão para viagens aéreas no Oriente Médio nos próximos 20 anos. Já a israelense “Eviation” apresentou, recentemente, um protótipo de um avião elétrico de passageiros. Segundo um porta-voz da empresa, a primeira aeronave elétrica do mundo poderá transportar um máximo de nove passageiros, por uma distância de até mil quilômetros e será lançada em 2022.
Os saltos tecnológicos – especialmente aqueles iniciados digitalmente no campo de sistemas autônomos e inteligência artificial (IA) – estão virando o mundo em que vivemos e trabalhamos de cabeça para baixo. Cenários futuros realistas registram mudanças extensas para a maioria dos setores e perfis de trabalho. A transformação digital oferece às empresas, aos funcionários e à sociedade uma variedade de perspectivas e oportunidades.
Para participar de discussões que envolvem esses e outros temas relacionados ao progresso tecnológico, faça parte dos nossos clusters – grupos, organizados pela VDI-Brasil, com membros de grandes instituições que se encontram, periodicamente, para tratar sobre assuntos relevantes. Saiba mais em https://www.vdibrasil.com/vdi-clusters/