A Engenharia Industrial é um setor cujo foco é direcionado, basicamente, à otimização de processos e sistemas complexos. Uma área em contínuo desenvolvimento, portanto, pois acompanha as tendências e passa a aplicá-las em diferentes etapas de determinado processo.
Com isso, fica claro que o engenheiro industrial – ou futuro profissional do ramo – encontra bastante espaço para prosperar as suas pretensões nesse segmento. Inclusive, é o terceiro curso de Engenharia mais popular nos Estados Unidos.
Mas isso não é tudo a respeito dessa notória carreira a ser seguida. E, por isso, reunimos tudo o que você saber a respeito da Engenharia Industrial neste post. Confira!
O foco da Engenharia Industrial e o perfil do seu profissional
Em essência, trata-se de um setor que coloca o engenheiro industrial frente a frente com o desenvolvimento do setor industrial, seja na instalação de equipamentos ou no acompanhamento da produção industrial como um todo.
Isso pode envolver diferentes etapas do processo produtivo, indo desde o tratamento da matéria-prima até o processo de controle de qualidade – e com destaque para 3 diferentes segmentos que o futuro profissional pode seguir:
- Engenharia Industrial Elétrica;
- Engenharia Industrial Madeireira;
- Engenharia Industrial Mecânica.
Tais especializações, entretanto, exigem muito do profissional. Por isso, além do gosto pelas ciências exatas, o estudante de Engenharia Industrial deve também se interessar pelo gerenciamento e controle de produção e do processo de fabricação, além de ser curioso e interessado em propor sempre novas soluções.
Afinal de contas, este é um segmento de mercado que não pode desacelerar, uma vez que os processos industriais dependem cada vez mais de produtividade e com menos custos e equívocos em sua condução.
As principais atividades do Engenheiro Industrial
Formar-se em Engenharia Industrial pode abrir diversas oportunidades para o profissional do mercado. Afinal, é um tipo de qualificação que não abre mão de pessoas altamente produtivas para gerir toda a administração industrial, além de conferir um padrão de qualidade em seus processos.
Assim, o engenheiro industrial pode encontrar destaque em uma série de segmentos do mercado, como:
- Organizações governamentais;
- Institutos de pesquisa;
- Organizações extrativistas (para os profissionais especializados na indústria madereira);
- Automação industrial e outros setores produtivos (principalmente, para profissionais graduados em Engenharia Industrial Elétrica ou Mecânica).
Sem falar que, em uma ordem menos especializada e segmentada, o engenheiro industrial pode encontrar um lugar de destaque nos seguintes setores:
- Petrolífero;
- Cosmético;
- Farmacêutico;
- Tecnológico;
- Autopeças;
- Telecomunicações;
- Geração de energia;
- Obras portuárias;
- Automobilística.
Ou seja: é um mercado extenso, amplo e diversificado do qual o engenheiro industrial pode trilhar o seu caminho com bastante poder de escolha.
No que consiste o curso de Engenharia Industrial
Uma série de disciplinas gerais faze parte da graduação em Engenharia Industrial, como Física, Informática, Química e Matemática, e com complementos pontuais para formar gestores com uma visão ampla do mercado, como Administração, Economia e até mesmo Psicologia.
Em seguida, é apenas a partir da habilitação escolhida que o futuro engenheiro irá se especializar no ramo desejado, com base no que vimos até aqui.
A Engenharia Industrial é sempre um bom investimento
Não é possível considerar uma aposta, a escolha pela Engenharia Industrial, pois se trata de uma área de conhecimento amplamente solidificada, com espaço para novos profissionais agregarem conhecimentos inovadores e perpetuarem o sucesso da indústria.
O que vale, inclusive, é se aprofundar no mercado para além da teoria da profissão, estabelecendo contato com outros profissionais do ramo.
E, por isso, caso você queira conhecer um pouco mais a respeito da realidade da Engenharia, convidamos você a conhecer um pouco mais a respeito da Associação de Engenheiros Brasil – Alemanha!