A Indústria 4.0, com sua revolução tecnológica, está transformando a maneira como trabalhamos. Máquinas inteligentes, automação e análise de dados estão redefinindo os processos produtivos.
Mas, para que essa transformação seja completa, precisamos olhar além da tecnologia. E a diversidade é o combustível que impulsionará a inovação e o crescimento nesse novo cenário industrial.
O relatório de 2024 da International Labour Conference (ILO) mostra que o crescimento econômico de qualidade é essencial para enfrentar crises globais, e que uma força de trabalho diversa ajuda a criar sociedades mais resilientes.
Para saber mais sobre o tema, continue a leitura abaixo.
A diversidade é um valor social e estratégico.
Uma força de trabalho diversificada traz consigo uma rica gama de perspectivas, experiências e habilidades. Pessoas de diferentes origens, gêneros, etnias e idades trazem para a mesa ideias inovadoras e soluções criativas para os desafios da indústria 4.0.
A diversidade não é apenas um valor social, mas um fator estratégico para o sucesso das empresas.
Prova disso é o relatório Diversidade Importa Cada Vez Mais, da empresa McKinsey, de 2023. Segundo ele, empresas com mais diversidade no Conselho de Administração são mais propensas a apresentarem desempenho financeiro superior.
Iniciativas que inspiram e transformam.
Existem diversas iniciativas inspiradoras que demonstram o impacto positivo de programas de treinamento para grupos sub-representados, principalmente em relação aos negros. Confira:
- Magazine Luiza: Em 2019, ao perceber que apenas 16% de seus colaboradores negros ocupavam cargos de liderança, a companhia lançou um Trainee exclusivo para pessoas negras – um importante passo em prol da diversidade racial.
- Bayer: O objetivo da Bayer é dar continuidade ao Programa de Trainee Liderança Negra, estimulando a diversidade racial em seus cargos de liderança.
- XP: A empresa investe constantemente na capacitação de profissionais negros em educação financeira.
Ao promover a inclusão de profissionais negros em cargos de liderança e investir em sua capacitação, essas empresas não apenas cumprem um papel social importante, mas também impulsionam a inovação e a competitividade no novo cenário industrial 4.0.
A necessidade de um olhar constante para a diversidade.
No mês da consciência negra, é ainda mais importante refletir sobre o papel da diversidade na indústria.
Ainda segundo o relatório de 2024 da ILO, o déficit de trabalho decente é um problema estrutural e a capacitação pode ajudar a superar barreiras de entrada no mercado de trabalho.
Pessoas negras enfrentam desafios adicionais no mercado de trabalho e, por isso, precisam de oportunidades especiais para desenvolver suas habilidades e construir carreiras de sucesso.
Portanto, cabe às empresas se comprometerem com a diversidade e a inclusão, investindo em programas de treinamento contínuos e criando ambientes de trabalho mais equitativos.
Quando se trata de Indústria 4.0, a diversidade precisa ir além da fachada.
Embora as mudanças estejam acontecendo, é preciso ser vigilante quanto à diversidade na indústria 4.0.
Segundo análise realizada pela Northwestern University, a discriminação racial no processo de contratação permanece praticamente inalterada desde os anos 1990. Isso indica que as organizações precisam não apenas promover a diversidade, mas também implementar e aplicar políticas ativas contra a discriminação.
Laura Siroky, Coordenadora de Projetos da VDI Brasil diz que: “No setor de indústria existem empresas que anunciam: ‘40% dos colaboradores são mulheres, 40% são negros’*, mas quando a gente vai olhar qual é o cargo, qual é a posição da pessoa naquela empresa é tipo assistente, secretária, assistente de produção… Então não são cargos estratégicos dentro da empresa.”
Ainda segundo o estudo da Northwestern, a discriminação no recrutamento inicial reduz as chances de minorias em cargos de liderança, e destaca a necessidade de mentoria e inclusão em todos os níveis.
Sendo assim, capacitar uma força de trabalho diversificada é fundamental para construir um futuro mais justo e próspero para todos. Ao investir em programas de treinamento e desenvolvimento, as empresas não apenas contribuem para a construção de uma sociedade mais igualitária, mas também se fortalecem, tornando-se mais competitivas e inovadoras.
E é exatamente isso que desejamos para a indústria 4.0 hoje, amanhã e sempre.
*O dado apresentado nesta citação é fictício e serve apenas para fins ilustrativos.